COMO FUNCIONA A PRODUÇÃO MUSICAL DE UM ARTISTA OU BANDA.

por Nelson Junior;
(Guitarrista, Produtor Arranjador e Especialista de Produtos ZOOM no Brasil)

O termo “produção musical”,está intimamente ligado a coordenação de um trabalho, ou seja, é o que em outras áreas sem ser na Música, poderíamos chamar de coordenação ou supervisão de projeto. Quando a produção musical começou a ser uma função reconhecida, geralmente haviam pessoas despreparadas que estavam no cargo devido ha algum paternalismo de um diretor ou proprietário de um selo fonográfico ou de algum artista que colocavam nesse cargo, pessoas despreparadas para coordenar as gravações. Nos dias de hoje é óbvio que quase todos dessa estirpe de profissional já foram eliminados do mercado, pois surgiram pessoas muito capazes e talentosas nessa área.

O produtor deve pegar um artista e analisar seu trabalho, verificar a viabilidade do mercado e deixá-lo comercialmente viável, "dando aquela mexida" ou adicionando certos "temperos" no produto final(mesmo se for um trabalho alternativo). Muitas vezes o produtor desempenha múltiplas tarefas no trabalho ainda acumulando arranjo e engenharia de som, e muitas outras vezes isto fica distribuído em equipes. Existe também bandas ou artistas que acumulam esta função após amplo amadurecimento, pois para isso é necessário saber abdicar de certos conceitos em prol de um trabalho melhor. Então vamos começar falando com as bandas:

1°)Organização interna - É necessário assim como em qualquer empresa que um grupo musical distribua tarefas e determine responsabilidades. No inicio de qualquer carreira, antes de empresários e promoters é necessário que o artista iniciante ou independente crie um caixa para seus gastos,e com isso estabelecido alguém da banda deve cobrar e organizar isto, e exercer esta função
chata de “tesoureiro”, e liderança natural...se você é artista solo...azar o seu no início...sorte a sua na hora de colher os frutos!
2°)Distribuição de tarefas - Se tem alguém cuidando da “grana”, tem alguém marcando Shows, e tem alguém cuidando do marketing, e delegar tarefas faz com que a coisas ande.
3°) Preparar o repertório – Aí é que mora o perigo, pois vi bandas jurarem de pé junto que estavam fazendo som pop e na verdade estava cheio de passagens, que o ego de cada um havia inserido, e vi outras bandas fazendo o contrário, dizendo fazer um som complexo e usando a fórmula campeã de acerto...Tema, linha principal, tema com refrão por cima, outra linha principal, ponte, solo, refrão até o final...se você quer fazer som comercialmente viável, este é o caminho, mas se você quer transgredir, fuja disto...e aí é que fica a escolha...e 90% dos trabalhos na minha opinião, devem ser tradicionais sim, pois transgredir é arte para poucos, mas se tocar disto para menos pessoas ainda, assim como é para poucos saber a hora de fazê-lo.
4°) Gravar um ensaio e analisar friamente o repertório.
5°) Mostrar o trabalho a pessoas próximas e ouvir a opinião de “leigos”.
6°) Se necessário fazer os ajustes na concepção do trabalho.
7°) Procurar um produtor que tenha haver com a linha de som que você vai fazer, e mostrar o trabalho.
8°) Começar os ajustes de pré produção e os ensaios supervisionados pelo produtor se possível.
9°) Como estamos dando um exemplo de produção independente, procure o estúdio certo, que é aquele que tem as condições para você detonar um mega trabalho, ou deixe o produtor escolher.
10°) Enquanto grava, vá adiantando capa e outras coisas da parte gráfica e de marketing.
11°) Internet...tudo que você puder fazer para divulgar e distribuir.
12°) Prepare o bolso para divulgação e infelizmente a paga do tal “jabá”...ele existe e dá até “recibinho”viu ?
13°) hoje o fator CD começa a ficar irrelevante, pois as pessoas ouvem música pelo MP3 player, então considere a hipótese de não fabricar o álbum, pois sinto que o futuro é a distribuição direta via net, e até de graça, pois em shows o retorno é maior, além do fato de que gera menos gastos, porque basta ter um cd printable como promo de rádio e um bom divulgador que te leve por aí, e a música o pessoal baixa na net...e os shows vão ter todo mundo cantando seu som, pois todo mundo já baixou...e vai dar muito mais retorno de bilheteria!
Aqui neste espaço, vamos falar de profissionais da área de produção, engenharia de som, arranjos, e divulgação e marketing, que realmente são bons, e não somente daqueles que estão na “moda”, dando nomes, e contato para contratar seus serviços...na verdade é meu ímpeto transgressor que fala mais alto e tornam este site o link entre profissionais de verdade e artistas que não os conhecem, mas que estão tentando fazer o melhor trabalho possível na cena independente...portanto...be welcome!

Capacitação Individual, um eterno aprendizado!

Muitas são as possibilidades de um artista nos dias de hoje romper a barreira do que costuma ser usual, e lançar-se numa carreira sem estar na máquina da mídia, pois graças a internet e aos veículos de divulgação existentes, estamos todos em constante evolução em nossas idéias e maneiras de divulgar nossas realizações artísticas. Como músico e produtor, tenho por obrigação salientar que estamos sempre tendo que ver a situação do mundo como ela é, ou seja um carrocel de mudanças constantes onde o compartilhamento da arte é uma realidade e é comum os contratos de carreira, ou como se diz por aí, contratos 360 entre selos e artistas. Por tudo isso e muito mais, é necessária a força de vontade de todos para constantemente avançar em direção as soluções que tragam o avanço e a liberdade lado a lado, dando ao artista as condições de viver de seu trabalho sempre ao lado das facilidades que a tecnologia oferece. Sempre acabei fazendo ao longo de minha vida muitas tarefas mais do que eram comuns aos meus colegas, e este é meu maior conselho, ou seja, ser uma pessoa que tenha uma abrangência maior em suas habilidades, para que através de seu conhecimento de vários assuntos, você em sí mesmo seja um diferencial em seu campo de atuação, e na sua forma de ver o mercado...ou seja, uma pessoa capaz de entender de outra forma o que muitos estagnam ao compreender. Avalie o que me surpreendeu, pois nem eu havia quantizado o volume de tarefas aos quais fui capaz de fazer nos últimos anos, e tomem isto como exercício, ou seja, criem um currículo e se avaliem. Formação de Músico Profissional da área de Cordas (Violão, Guitarra, Baixo, Etc...) Curso de Desenho Básico (Cândido Portinari 12 de Julho de 1985) Curso de Desenho Artístico (Cândido Portinari 30 de Junho de 1987) Curso de Técnicas de Pintura (Cândido Portinari 23 de Dezembro de 1987) Photoshop (Tratamento de Imagens e Arte) Softwares de Áudio e Vídeo (Logic Audio, Vegas, Sound Forge, Nero Ultra Edition, Etc...) Inglês com boa “conversação” Trabalhos Anteriores: Telemarketing/Contato Publicitário e Gerente de Arte na Agência Advance Publicidade (não mais em atividade) de 1988 à 1989 Assistente do Diretor da Agência Marketing Express (não mais em atividade) Professor Particular de Guitarra e Violão. Instrutor de Guitarra no Colégio Nova Era. entre 2005 e 2007 Instrutor de Guitarra na Escola Eduardo Campos entre 2002 e 2006 Transcripter e Colaborador das Revistas Tok Pra Quem Toca, Guitar Tablature, Rock Brigade, Roadie Crew, Guitar Player Brasil e Cover Guitarra Especialista de Produtos Zoom (Multiefeitos) no Brasil pela Royal Music Demonstrador das Marcas Zoom, Fantástic Dynamic e Dreamer em eventos “Side man” Guitarrista de Artístas Váriados Músico de Estúdio e Arranjador Produtor Musical Consultor Técnico de Marcas e Set Up. Programador de Multi Efeitos Compositor de Jingles e Spots “Designer” Gráfico Após avaliar-me, senti que não me limito em seguir somente o que faço, mas tudo o que posso e isso é muito importante em nosso meio, pois o que mais atrapalha a vida de alguém, é estar fora do que é o meio comum, ser um peixe fora da água, e tenha a certeza, não existe assunto no mundo que não afete sua área de trabalho, e se "música é alegria", também é arte e responsabilidade social, e movimento paralelo de cultura e renovação, mesmo dentro do classissismo, portanto, atualizai-vos...

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Curso Guitarras, Pré Produção e Produção - Nelson Junior

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